Terremoto em Malibu é o 14º da sequência de sismos de magnitude 4,0 em 2023, a maior desde 1988
- Mauro Carmo
- 13 de set. de 2024
- 2 min de leitura
MALIBU, Califórnia (KABC) - Um terremoto de magnitude 4,7 atingiu a área de Malibu na quinta-feira, tornando-se a 14ª sequência de terremotos de magnitude 4,0 no sul da Califórnia este ano - a maior desde 1988.
"Já o temos há alguns anos, mas estamos recebendo alguns desses alertas agora, então as pessoas estão se acostumando com isso", disse o Dr. Allen Husker, sismólogo da Caltech.
Embora muitas pessoas acreditem que terremotos menores tendem a reduzir as chances de um grande, Husker diz que não funciona bem assim.
"Infelizmente, não há como aliviar o grande", disse ele. "Realmente, os grandes são muito maiores que você precisaria de centenas ou milhares desses pequenos para realmente se igualar a esse grande, e nós simplesmente não ... não há o suficiente."
A preponderância de terremotos menores pode fazer exatamente o oposto.
Husker disse que a modelagem sísmica mostra que o sul da Califórnia está atrasado para "o grande", e terremotos menores tendem a apontar para terremotos maiores.
"Cada terremoto aumenta ligeiramente a chance de um terremoto futuro com aproximadamente a mesma magnitude ou maior", disse ele.
O terremoto de quinta-feira ocorreu mais próximo da falha de Malibu, mas também foi perto da falha de Anacapa. Terremotos abaixo de magnitude 5,0 são muito pequenos para serem definitivamente associados a grandes falhas que são mapeadas na superfície da Terra.
O terremoto ocorreu por volta das 7h28 a uma profundidade de quase seis milhas. Ele foi originalmente registrado como 5.1, mas foi rapidamente rebaixado. Vários tremores secundários atingiram a área na hora seguinte, incluindo um 3,4 por volta das 8h40.
Nenhum relato de ferimentos ou outros danos foi relatado. A preparação, é claro, deve sempre ser o seu plano para quando ocorrer um grande terremoto.
Comments